Devaneios de JeeYoung Lee

devaneios - os mundos de jeeyoung lee

Abre para visitação hoje a exposição Devaneios – os mundos de JeeYoung Lee no Farol Santander.

Tivemos o prazer de participar da coletiva de imprensa e ver em primeira mão os ambientes criados pela artista sul coreana, que já ganhou o Prêmio Arte Soberana em 2012.

JeeYoung Lee é conhecida pelas imagens surreais que cria e pelos ambientes inspirados em fábulas e metáforas culturais, além de memórias, sonhos e sentimentos da artista.

Montadas em 2 semanas e pintadas 100% a mão as duas instalações contam com recursos de ilusão de ótica sem nenhum truque de photoshop ou computador.

JeeYoung Lee
JeeYoung Lee

Além de super artista, JeeYoung Lee é fotógrafa e desempenha diversos outros papeis como designer, escultora, artista e modelo. Ao criar um ambiente a artista se fotografa interagindo com ele.

Nessa exposição podemos ver duas obras:

The Panic Room (O Quarto do Pânico) é uma instalação de 7,10m x 9m que deriva dos lugares onde Lee costumava brincar na infância e de suas lembranças afetivas. A memória de se esconder em um armário como um local de fuga conecta-se com os sentimentos gerados ainda na fase infantil da vida como, por exemplo, situações de mudanças drásticas em um universo já estabilizado. Para sugerir um estado de caos emocional neste ambiente, a artista utilizou na obra elementos de Op Art, recurso visual que provoca ilusões de ótica.

My Chemical Romance (Meu Romance Químico), obra com medidas de 7,30m x 9m, teve como inspiração os vários dutos que a artista avistava em seu bairro, Mangwondong, em Seul (Coréia do Sul). Interessada por essas estruturas, JeeYoung desenvolveu um conceito para falar sobre os vários tipos de relações humanas, traçando em sua instalação um paralelo entre a complexidade da convivência social e a imagem da canalização dos dutos, como uma espécie de labirinto.

A compilação de emoções como ansiedade, expectativa, conflito, desilusão e frustração é visualizada nos tubos de PVC pintados de preto e amarelo, normalmente usados para indicar segurança, aviso e perigo em locais industriais ou de tráfego e sinalização rodoviária. A instalação também conta com efeitos sonoros em sua composição.

Serviço: Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee

Quando: 13/02/2020 (quinta-feira) a 03/05/2020 (domingo)
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 09h às 20h (terça a domingo)
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.
Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
Classificação: Livre
Capacidade por andar: 60 pessoas
*É expressamente proibido tocar nas peças que compõem as instalações
*Monitoria no andar
* Instalações acessíveis para cadeirantes
Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas
Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (2º andar, 8º andar, 21º andar, 22º andar, 23º andar, 24º andar e no 26º andar)
Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.