Chapada dos Veadeiros: Circuito Loquinhas

E hoje vamos falar do Circuito Loquinhas, mais um destino que não deve ficar de fora do seu roteiro da Chapada dos Veadeiros.

Para chegar a ela, é fácil, fácil. Ainda mais se você tiver hospedado em Alto Paraíso, pois são apenas 4km do Centro.

Loquinhas não se trata de uma única cachoeira como eu havia pensado. É um conjunto de poços com águas cristalinas, que variam do verde esmeralda ao azul turquesa dependendo da época do ano: de seca ou de chuvas.

Entretanto, na época da seca, a experiência nesse circuito pode não ser tão interessante, principalmente entre os meses de junho e julho, porque os poços ficam com pouca água e se tornam menos atraentes. Fato que não acontece, por exemplo, com a Cachoeira Santa Bárbara, a qual o melhor período para visitá-las é justamente na estação seca, que ocorre entre os meses de abril a setembro, quando as águas estão muito mais cristalinas. A chuva, no caso da Santa Bárbara (saiba mais clicando aqui) remexe a água, deixando ela turva e mais esverdeada e não azulada, como ela é conhecida.

Poço Xamã em julho. Águas cristalinas e azuladas, porém, sem queda d´água.

A Amanda aqui do blog (acima) foi em Julho. A água estava baixa, mas a cor continuava linda, segundo ela. Então, não dá para dizer que há um período que fica mais ou menos bonita, porque se de um lado está mais vazia, fica mais azulada e transparente e de outro, quando mais cheia, fica mais esverdeada e menos límpida. Enfim, de qualquer maneira, o local não decepciona.

Mas vamos voltar ao circuito Loquinhas. Ele compreende 2 trilhas: a mais famosa – Loquinhas – que conta com 7 poços, terminando no Poço Azul e o Circuito Violeta, sentido à direita na entrada, que possui 6 poços e acaba na cachoeira principal. Apesar da segunda trilha chegar na cachoeira, o sentido Loquinhas é o mais procurado, pois possui os poços mais atraentes e por isso mais famosos. Além do poço principal – Poço Azul – conta com o encantador Poço Xamã, que também é bem famoso e pelo qual eu e meu marido ficamos apaixonados! Só que na época se seca não tem queda d’água.

E a trilha para chegar aos poços é a mais acessível de todas que já vi e trilhei. É aquela trilha que se encaixa perfeitamente no conceito de acessibilidade, fácil para crianças, idosos e até mesmo para cadeirantes. Isso mesmo, cadeirantes. Eu vi uma por lá e fiquei maravilhada. Muito me impressionou e achei esse um dos maiores diferenciais do local. Isso é possível por conta de todo o trajeto de apenas 1km ser feito em chão de madeira e com cordas de segurança nas laterias, não sendo necessário guia, pois são super indicativas, com plaquinhas antes de cada poço. Para descer aos poços, é necessário usar escadas.

A dica é ir direto até Poço Azul e na volta ir parando nos demais poços. Mas se tiver muito cheio, você pode fazer o contrário, pois pode dar sorte de pegar o Poço Azul mais vazio, contudo, não há como ter certeza, pois os visitantes chegam e vão embora em diversos horários. Saímos de lá no final da tarde e ainda tinha gente chegando, por exemplo.

Fizemos esse passeio em poucas horas, depois de ter ido ao Vale da Lua e à Cachoeira São Bento. Ou seja, você pode reservar metade do dia apenas ou, se tiver com tempo sobrando, aproveitar o dia todo lá, porque é um ótimo lugar para relaxar. O ideal é que você esteja por lá por volta de meio-dia, pois é o horário do sol alto, que ilumina bem as águas já claras, as deixando ainda mais atraentes aos olhos e para as fotos.

Eu queria ter conseguido fazer toda a segunda trilha também – Circuito Violeta – mas só fiz o comecinho dela, pois a chuva que já havia começado ficou mais forte e ficamos com medo de seguir em frente. A foto da cachoeira era linda. Espero voltar para conhecer!

O local fica numa propriedade privada e por isso, como todas as atracões de Veadeiros, cobra taxa para visitação. Quando fomos (novembro de 2018) a taxa estava em R$30,00 por pessoa. Mas vale a pena. O local conta também com uma boa infraestrutura, oferecendo estacionamento, cantina e banheiros.

Se você já foi ou está querendo visitar esse paraíso, deixe aqui nos comentários a sua experiência!

Boa diversão!!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.