Como diminuir o impacto ambiental nas suas viagens

Ao longo de tantos anos de viagens me deparei com a falta de educação dos viajantes por várias vezes. Não importava onde eu estivesse, sempre tinha espaço pra um lixo fora do lugar.

Quero falar com você que mesmo sem perceber produz lixo de forma desnecessária e desenfreada durante as suas viagens e no seu dia a dia. É importantíssimo ter consciência ambiental.

É muito triste ver que vários viajantes não entendem a beleza de chegar em um lugar preservado e manter aquele lugar do mesmo jeito. Em Machu Picchu não é incomum ver garrafas plásticas entre as pedras. E não pesa levar o lixo até a lixeira. Mas polui, destrói e estraga muito o meio ambiente.

Em Uyuni, por exemplo, cheguei a ver sacolas plásticas presas no meio do sal que acumulou ao longo do tempo.

Logo ali na Califórnia tivemos experiências parecidas em algumas paradas na Highway 1, ainda que bem menos frequentes já que eles aplicam multas pra quem joga lixo na rua. É comum ver lixo, principalmente sacos plásticos. Logo ali, em uma área cheia de vida marinha que se reproduz e vive por lá. Vale lembrar que muitas das sacolas plásticas que nós pegamos nas nossas compras nem chegam a voltar pra casa, virando lixo. Só use se realmente for necessário.

Em Bonito, diferentemente dos outros lugares, as coisas são bem controladas. A consciência ambiental é muito presente e você não pode deixar nada no caminho, não pode nem usar protetor solar se for entrar na água e tem lotação máxima diária nas atrações a fim de minimizar os impactos da fauna e flota locais.

Eu acho feio, mal educado e egoísta quem ainda não consegue entender que a mecânica não é apenas “eu jogo lixo no chão porque se eu não jogasse o gari não teria emprego”. Esse pensamento é pequeno demais. Eu, por exemplo, tenho hábito de manter meu lixo em uma sacola dentro do carro ou até mesmo na bolsa e jogo fora quando posso. Nem lembro mais quando foi a última vez que joguei um papel de bala sequer no chão. Eu entendi que era contraditório amar a natureza e prejudicá-la.

A conscientização ambiental é uma evolução constante. Te convido a praticar e desenvolver isso também. Sei que parece pouco mas se cada um fizer sua parte teremos um mundo muito melhor. Os lugares lindos que hoje conhecemos podem ficar preservados por muito mais tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.