Agência de viagem x roteiro independente

Esse assunto divide opiniões e eu tô aqui pra te ajudar a decidir o melhor momento de contratar uma agência ou de arregaçar as mangas e planejar sua viagem do zero sem ajuda profissional.

Listei alguns prós e contras para cada uma delas com comentários defendendo meu ponto de vista.

AGÊNCIA DE VIAGEM

Prós

• Comodidade: sem muito esforço seu roteiro já estará pronto e seus vouchers impressos. Quando viajei para Orlando contratei uma personal travel planner que cuidou de tudo pela minha família. Eu só indiquei quais parques queria ir e ela mandou tudo por e-mail.

• Economia de tempo: você não gasta tempo visitando mil sites pra comprar ingressos, pesquisar milhares de hoteis e ler vários reviews. Os pacotes, na maioria das vezes, já foram testados e você não vai ter que ficar conciliando reviews pra decidir o que reservar ou escolher.

• Segurança: através de agência de viagens é menos provável que você tenha problemas sérios e se envolva em algum tipo de golpe.

Contras

• Roteiros engessados: como a maioria dos roteiros já é meio esquematizado, fica bem engessado viajar por agência de viagens. Você precisa cumprir um roteiro em grupo.

• Preços mais altos: naturalmente a agência ganha alguma coisa na comercialização do seu pacote. Isso faz com que os preços tendam a ser mais altos.

• Falta de flexibilidade: como você já sai com tudo planejado e comprado fica bem complicado mudar de ideia em cima da hora. Você fica sem flexibilidade pra imprevistos. E, acredite, eles acontecem.

• Necessidade de um bom pós venda: muitas agências de viagem se preocupam muito em vender os pacotes quando na verdade o pós venda é tão importante quanto a primeira conversão. É ele que vai solucionar seus problemas, te manter satisfeito e fidelizar, ainda que os preços possam ser mais altos.

ROTEIRO INDEPENDENTE

Pros

• Preços mais baixos: resolver tudo sozinho corta taxas administrativas de agências e reduz drasticamente os valores.

• Flexibilidade de roteiro: você tem mais facilidade pra viajar somente com a passagem e decidir no local o que fazer a cada dia. Não necessariamente isso vai significar comprar ingressos mais caros. Às vezes no último minuto surgem ótimas promoções.

• Autonomia na tomada de decisões: os indecisos se beneficiam muito dessa vantagem. Você consegue mudar de ideia até o último minuto. Trocar um museu por uma tarde no parque, por exemplo, se torna uma tarefa fácil se você não tem um planejamento fechado cheio de vouchers emitidos.

Contras

• Exige muito tempo de planejamento e muita pesquisa: quando você escolher um novo destino precisa também procurar fonte de informação para montar seu próprio roteiro. Isso leva tempo, às vezes dias, e precisa de muita dedicação pra não deixar nada escapar. Algumas coisas precisam ser reservadas com antecedência, outras não. Se você é experiente fica mais fácil, mas ainda assim trabalhoso.

• Se não for comprada no período correto, vai continuar sendo caro: a dedicação também entra no fator tickets de atrações e passagens aéreas. Às vezes você precisa ficar monitorando meses antes para garantir o melhor preço ou uma troca por milhagem.

• Falta de alguém para resolver possíveis problemas: não tem SAC. A garantia é você mesmo e qualquer problema vai precisar ser resolvido naquele minuto, por você, no idioma do local ou em inglês (se você for falante e der sorte).

Quem me acompanha sabe que sou super adepta de criar meus próprios roteiros e fazer as viagens por conta própria. Pra mim é um prazer enorme dedicar um tempo só pra pesquisar sem pressa.

E aí? Qual o seu estilo? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.