Vai para Veadeiros? Primeira parada: Brasília!

Ao planejar a viagem para Chapada dos Veadeiros – GO, pensei em incluir no roteiro um dia em Brasília. Eu teria 8 dias na Chapada e achei bacana reservar um para conhecer nossa capital e seus pontos turísticos. Não me arrependo.

Para ir à Chapada dos Veadeiros de avião temos que parar no Aeroporto JK, em Brasília.

Reservamos uma diária num hotel, que era bem em conta, oferecia café da manhã e ficava bem localizado.

Chegamos lá num sábado, na hora do almoço. Primeiro, alugamos o carro na Localiza do próprio aeroporto, porque de Brasília, iríamos direto para Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros.

Após alugar o carro, fomos almoçar no Restaurante Coco Bambu.

Pausa para falar do Coco Bambu:

Como já tínhamos ido a esse restaurante em Fortaleza e amamos, sabíamos que as opções eram fartas e que iríamos sair de lá felizes novamente, que não teria erro. Até porque lá opções não faltam, o cardápio é bem farto e tem pratos de todos os tipos.

Os drinks Margarita e a Caipifruta de Banana estavam um espetáculo. Essa última nos supreendeu demais. Até meu marido que não curte muito esse tipo de drink, curtiu bastante. Experimente! Para comer, pedimos uma entrada de camarões super bem temperados e depois o prato principal, que comemos de nos lambuzar e ainda sobrou. Aproveitamos para levar, claro!

Saindo de lá, passamos pela famosa Ponte JK, mas acabei não achando o lago de onde fazem fotos lindas dela, mostrando toda sua extensão (só achei depois, à noite!).

Então fomos à Torre de TV digital, que fica um tanto distante do centro, mas, devido às chuvas, estava fechada, assim como a torre antiga, que fica em frente ao Congresso Nacional e se encontrava em reforma. Ambas permitem acesso a visitantes e possuem vista para a cidade bem do alto e, o melhor, são gratuitas, como a maioria dos pontos turístico do Distrito Federal.

Na volta, paramos em frente ao ícone da cidade, o Congresso Nacional. Tiramos algumas muitas fotos lá fora e ali mesmo ficamos sabendo que era possível fazer uma visita guiada. Como estava chuviscando, era fim de tarde e não havíamos planejado o que fazer naquele momento, decidimos fazer a visita, que é gratuita, dura cerca de 1h e nos permitiria aprender um pouco mais sobre o nosso Poder Legislativo e também conhecer por dentro esse marco arquitetônico da Capital da República, as cúpulas do deputados e senadores, coisas que só vemos na TV.

Achamos a visita bem interessante e conhecemos bastante coisa, que não seria possível se não tivéssemos ido. Lá, conheci um pouco da maravilhosa arte do renomado Athos Bulcão, um grande artista de nossa cultura, que é muito famoso na cidade e o qual eu acabei conhecendo ainda mais no CCBB do Rio depois, por acaso.

Obs.: A visitação é fechada às terças e quartas-feiras.Às quintas-feiras, devido a um maior movimento no Congresso, é obrigatório o agendamento prévio para realização das visitas.

As visitas têm saída a cada meia hora. É só entrar, pegar a senha e aguardar o grupo se formar.

Uma dica: enquanto aguarda, no Salão Negro, a visita começar, aproveite para conhecer o Museu que fica no lado esquerdo do salão. Achei bem interessante, por exemplo, ver a constituição do Império (ainda manual, com aquela letra cursiva linda, escrita à caneta de pena de ouro…) e a primeira da República.

Saindo do CN, estávamos bem próximos à famosa e linda Catedral Metropolitana e então passamos lá rapidamente para conhecê-la.

À noite, no caminho para o restaurante, passamos pelo CN novamente. A iluminação dele estava muito bonita, era toda azul em homenagem ao Novembro Azul. Então paramos e fizemos outros cliques. De lá, fomos procurar um restaurante para comer. Eu queria muito comer pizza e por indicação de um colega nosso que mora lá e que aproveitamos para encontrar, fomos ao Restaurante e Pizzaria Av. Paulista. Um local super chique, com atendimento surreal (você não pode nem se mexer que aparece um garçom para perguntar se quer algo ou mesmo para tirar o seu casaco, como aconteceu conosco) e serve coisas maravilhosas! A pizza era muito gostosa, bem artesanal!

Dica: para quem ama doces como eu, peça de sobremesa o petit gateau com três sabores. Dos deuses e vale mais a pena que pedir um de apenas um sabor!!! Bom demais!!

Vale dizer que esse restaurante fica no Pontão do Lago Sul, que é um centro gastronômico beirando o Lago Paranoá, com vista para a ponte JK e que abriga o Centro Gastronômico mais especial e charmoso da cidade, com restaurantes e cafés bastante atrativos.

O Pontão é maravilhoso e não deve jamais ficar de fora do roteiro! Ficamos bem impressionados com o tamanho da área, a estrutura, a vista para o lago e a variedade de restaurantes do local. Me arrependi de não ter ido lá durante o dia, período em que dizem que fica muito mais bonito.

Obs.: é desse local que tiram fotos lindas da ponte JK!

Dica boa: Além do Pontão, há outros polos gastronômicos. A comercial 404/405 Sul oferece tantas opções que é conhecida como “rua dos restaurantes”, assim como a 201/202 Sul e a 213/214 Norte.

Saímos da Pizzaria e de lá ainda fomos ao bar Fausto e Manoel, para tomar um chopp e experimentar o famoso pastel de linguiça de formiga, com queijo mussarela e couve, que ganhou o prêmio Comida de Buteco e não foi à toa. Muuuuuuito, muito gostoso! Tudo valeu super a pena.

No dia seguinte, era um domingo, acordamos por volta das 8h, tomamos café e partimos rumo ao nosso destino principal e mais esperado, que era a Chapada dos Veadeiros. Tudo que você precisa saber sobre esse lugar, postaremos ao longo das próximas semanas. É só acompanhar a gente por aqui!

Outros PONTOS TURÍSTICOS interessantes, urbanos e naturais são os seguintes:

– A Torre de TV analógica, que oferece uma vista de 360 graus da cidade;

– O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha;

– Planetário;

– Museu Nacional;

– Água Mineral Parque Nacional de Brasília, que conta com piscinas abastecidas com águas das nascentes do local;

– E o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o maior parque urbano de Brasília, com variadas opções de entretenimento.

Outros restaurantes que pesquisei e foram super recomendados por colegas e alguns sites: os grandes e conhecidos Mangai e NAU e o Xique-Xique, famoso reconhecido pela melhor carne de sol da cidade.

Para conferir os posts sobre a Chapada dos Veadeiros, comece por aqui.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.