Ilha Grande: mergulho com cilindro para iniciantes

Amantes da natureza, uni-vos! Eu realizei um dos meus grandes sonhos da vida e me dei conta que nunca tinha compartilhado isso aqui. Talvez porque junto com esse sonho eu tenha cometido alguns erros que não me orgulho (ex: tocar na vida marinha). Eu não machuquei as estrelas, nem os peixes…mas saber que eles estavam lá deveria ter bastado pra mim. Anos atrás eu ainda não pensava como hoje.

Um breve parênteses pra falar sobre a Ilha Grande, que é uma das 365 ilhas que fazem parte do município de Angra dos Reis. Provavelmente por lá tem muito mergulho de qualidade! Acontece que a Ilha Grande até pouquíssimo tempo atrás tinha bem menos recursos do que hoje. O acesso não é tão simples e luxuoso. É normal que essa ilha seja mais procurada por quem quer acampar do que por quem busca luxo.

Mas, voltando ao assunto do post,  os erros fazem parte da vida, estou aqui pra contar a parte boa da experiência e também mostrar as fotos, que ficaram ótimas apesar de tudo. Eu não cheguei a tirar nada do mar. E só por curiosidade, se você tirar uma estrela do mar da água pra fotografar ela vai morrer. Pouquíssimos segundos são suficientes para acabar com a vida dela. Não preciso explicar muito mais, né?

Depois desse mergulho já fiz outros dois e posso garantir que dos três foi a melhor experiência. A água da Ilha Grande tem uma visibilidade bem melhor dos que dos outros lugares que mergulhei e a vida marinha é muito mais abundante. Tá aí um motivo maravilhoso pra você não tocar nela.

A operadora que escolhi foi a Dive & Cia e, não lembro mais quanto paguei. O valor atualizado do batismo é R$ 270 no cartão e tem um desconto super bom para pagamento em dinheiro. Ah, pra quem é mergulhador de nível avançado eles ainda oferecem mergulho noturno. Deve ser sensacional, mas esse não é pra mim.

Não achei caro e é super justo pelo suporte prestado. Mergulhar é uma coisa muito séria e você tem instrutores que te acompanham e ficam um tempo lá embaixo te guiando e te mostrando tudo, além de checarem o tempo todo se você está ok e garantirem que você volte pra superfície rapidamente se você entrar em pânico. Sim, pode acontecer.

Funciona mais ou menos parecido em todos os lugares. Você reserva o seu lugar, encontra o barco e no caminho até o local de mergulho os instrutores dão as coordenadas e ensinam os sinais principais. É, não tem como falar embaixo d’água. O mergulho para iniciantes se chama batismo e você pode encontrar em quase todas as operadoras de mergulho.

Daí você começa a se vestir e eu confesso que essa parte pra mim é terrível. A roupa é bem apertada e difícil de vestir. Se for um lugar de água mais fria, a roupa provavelmente vai cobrir mais partes do seu corpo e vai ser mais difícil ainda de vestir.

Eles calculam o lastro (que é um cinto de nylon com umas pastilhas de chumbo pesadas utilizadas pra eliminar a flutuação do corpo e do cilindro).  Fica difícil levantar com esse peso preso no corpo, mas no final, tudo compensa. Coloquei um vídeo abaixo que explica bem como funciona o lastreamento.

Uma dica boa pra quem tem estômago sensível: espere a sua vez dentro do mar. O balanço das ondas vai te deixar super enjoado. Vai por mim! Já passei por isso.

Chega o momento maravilhoso que você não consegue explicar. Você coloca o rosto na água e vê tudo. Parece alto como olhar do último andar de um prédio, mas a água te abraça. A roupa é pesada, mas na água ela não pesa mais nem incomoda. O cilindro que parecia ser um problema é só um detalhe. É só respirar normalmente. E tem muita vida marinha ali pra você aproveitar. Ali embaixo o tempo passa diferente. Não tem buzina, não tem trovão. Não tem um barulho que possa te incomodar. É só a sua visão pra dar conta daquela imensidão azul-esverdeado.

img_7098

Sorrisão pós mergulho! E a chuva vindo lá no fundo.

E quando acabar a atividade, é só pegar um barco pra alguma praia e almoçar em algum restaurante flutuante. É maravilhoso.

Pra ir e voltar da Ilha Grande de forma econômica é só pegar a barca que sai de Mangaratiba. É um pouco demorado e tem poucos horários, mas com menos de R$ 10 você vai e volta tranquilamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.