TDIY: Como criar um roteiro de viagem do zero

Se você está acompanhando essa série já escolheu seu destino. Se ainda não escolheu, clique aqui que vou te ajudar nessa tarefa.

Como você já sabe, montar um roteiro precisa de muita dedicação. Eu prefiro ser totalmente offline nesse primeiro momento.

PRIMEIRO PASSO: vou até uma livraria e compro um guia turístico do destino que escolhido. Prefiro os da Folha de S. Paulo ou da Lonely Planet, mas cada um pode ter seu preferido. Existem vários tipos de guias de viagem. Investir em um mais robusto (ex: um guia inteiro da América do Sul ou inteiro da Europa) pode ser mais econômico, mas se você for viajar com o guia, vai ser bem mais pesado.

SEGUNDO PASSO: descobrir em qual lugar começa sua viagem. Alguns lugares têm mais de um aeroporto. É importantíssimo saber onde começar e onde terminar pra aproveitar bem o tempo. Evitar os aeroportos mais famosos / mais centrais pode te fazer poupar grana. Além disso, fique de olho nas promoções e ative o sino do Google Flights. Eu ensino como usar a ferramenta nesse post.

TERCEIRO PASSO: olhar o mapa. Pode ser no guia ou no Google Maps. Aqui o Google Maps vai ser uma mão na roda. Você consegue ir marcando os pontos no mapa e saber exatamente o tempo que vai gastar de deslocamento, escolhendo até o meio de transporte utilizado.

QUARTO PASSO: analisar quanto tempo você vai ter disponível – ao todo – e separar para todas as cidades (países, bairros, etc.). Algumas cidades vão ter mais atrações, e para elas vale a pena deixar mais dias disponíveis.

Conseguem imaginar uma viagem desse tamanho sem organização? Não dá!

QUINTO PASSO: mapear as atrações que mais te interessam de acordo com o seu estilo de viagem. Nesse item precisa de um consenso. Viajar entre amigos costuma ser complicado porque montar o roteiro sempre causa polêmica. Na dúvida, o combinado não sai caro. Cada um deve fazer o que achar melhor e se encontrar quando quiser. Lembre-se que custa caro viajar e que não é pra se aborrecer. Mapeie tudo! Se possível, rascunhe em algum lugar. Eu prefiro o Excel porque uso o Google Drive (Yes, Ms. Google) e acesso remotamente meus arquivos.

SEXTO PASSO: priorizar. Não vai dar tempo de fazer tudo que você quer. Temos que priorizar! Chegou aquela hora de cortar da lista. Ex: Se você colocou 5 museus na lista pesquise quais acervos mais te interessam e exclua os que menos interessam. Estabeleça ordem de prioridade para todos as atrações que você anotou na sua lista. Não exclua o arquivo. Vai que você chega lá e está fechado? É bom ter um plano B.

SÉTIMO PASSO: mão na massa. É a hora de organizar a bagunça e você já deve estar desesperado com essa confusão toda. Fiz uma planilha (porque sou boazinha) pra te ajudar. Você vai baixar aqui e vai alimentar com as informações que você já tem. Deixei alguns comentários em algumas células com dicas legais que vão ajudar.

Essa é nossa planilha! Já tem até um exemplo. É só baixar, apagar e recomeçar.

OITAVO PASSO: ATENÇÃO! Se tiver que comprar ingresso antecipado, compre. Se você for visitar museus, confira antes o horário de funcionamento. Chegar no lugar e não conseguir entrar vai te fazer perder tempo e dinheiro.

Early Bird em Alcatraz. Ingresso comprado com 3 meses de antecedência.

NONO PASSO: seja flexível. Dê oportunidade para alguns dias ou horários livres. Tente não programar horários exatos para todas as atividades. Assim você fica mais à vontade e consegue aproveitar melhor o local. Se tiver tempo, saia andando mesmo. Vai te ajudar a ver o lugar com outros olhos.

Dá trabalho? Dá sim!

O próximo passo é a escolha da acomodação. Clique aqui! Vou te guiar nessa etapa também.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.