Mala x Mochila

Se você está com a sua viagem marcada e ainda não sabe se leva uma mala de rodinhas ou mochila, me deixe te ajudar com isso.

Na minha primeira viagem internacional (30 dias pela América do Sul – veja o roteiro aqui) meus amigos me convenceram que era uma boa ideia ir de mala. Afinal de contas eles já tinham feito essa mesma viagem e tinha sido tranquilo.

Caminho para Uyuni com o jeep lotado de malas de rodinha e os viajantes com muito soroche.

Até aí tudo bem. Eu só não coloquei alguns fatores na ponta do lápis e é isso que quero que você leve em consideração no momento da sua decisão. A foto de destaque do post mostra perfeitamente a situação bem no meio da viagem, em Uyuni. No final da viagem a mala já não tinha mais rodinhas e estava totalmente quebrada. Mas não posso reclamar. Eles me ajudaram muito carregando meu sarcófago de rodas para cima e para baixo (mais pra cima, claro) pelas ruas da Bolívia e do Peru enquanto eu só sentia taquicardia e dor nas costas.

  • Qual o destino?

Destinos mais urbanos tendem a pedir mais por uma mala de rodinhas. A mobilidade é bem mais tranquila e é bem mais fácil de arrastar a mala por aí. Se você for para algum lugar com bastante terra, ladeira…talvez a mochila seja a melhor opção.

  • Você vai viajar por muitos dias?

Ao contrário do que você pode pensar, viajar por muitos dias pede que você leve menos coisas. Eu não coloquei isso em consideração também e já saí do Brasil com a mala lotada de coisas. Não foi uma boa ideia em lugares onde a altitude era de 4100m do nível do mar e a mala parecia ter 3 toneladas.

  • Low cost ou 5 estrelas?

Não precisa explicar muito, né? Não faz sentido ir com outfit de mochileiro pra hotel 5 estrelas. O contrário muito menos.

  • Mulher ou homem?

Mulheres tendem a achar que vão precisar de muuuuuuito mais coisas do que vão de fato usar. Já me peguei várias vezes colocando salto alto na mala. Vai que preciso, né? É só um peso a mais e no final das contas ninguém vai reparar se você está repetindo roupa.

Mochilar é uma vibe totalmente diferente. Se você não estiver no espírito da coisa provavelmente não vai curtir. É bom pesquisar bem e assegurar que a sua mochila seja bastante estruturada para que você sinta dores nas costas. Ah, não ache que a mala de rodinhas vai evitar isso. É muito pior. rs

  • Como saber se a mochila que eu estou namorando é adequada?

As mochilas para mochilão / trekking / camping são escolhidas por litros. Minha mochila tem 75L e mais 10L na mochila de ataque. A mochila de ataque fica acoplada à mochila grande e é super útil pro dia a dia. Você só tira e vai com ela pra todos os lugares. Eu super dou preferência pra esse tipo de mochila. Além disso, vale a pena investir em uma capa de chuva pra sua mochila e assegurar que as alças tenham estrutura metálica acolchoada. Isso vai forçar sua coluna a ficar bem reta e não vai machucar os ombros com o peso. Abaixo estão alguns exemplos que peguei pra ilustrar. Todas as marcas são ótimas e têm uma durabilidade incrível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.