7 perguntas que você deve se fazer para programar sua viagem

 

Você é marinheiro de primeira viagem? Nunca organizou uma viagem sozinho?

Vou tentar listar aqui as coisas mais importantes na minha opinião para começar a planejar uma viagem do zero.

AONDE IR?

Essa é a pergunta principal. Você gosta de montanha? Mar? Aventura? Esportes radicais? Frio ou calor? Tente pensar no que pode fazer brilhar seus olhos.

QUANDO IR?

Na verdade depende muito do seu gosto também. Se você procura o frio ou o calor. Se você que ir com o lugar cheio ou vazio. Se quer gastar mais por ser alta temporada ou se pode economizar e viajar em baixa temporada.

PS: Alguns lugares chovem muito, outros têm furacões em algumas épocas do ano. Se você gosta de praia, vai preferir a época que chove menos, por exemplo. E aí não adianta muito você ir para o lugar dos sonhos se não for a melhor época do ano pra isso.

DE QUE?

Qual vai ser o meio de transporte? Avião, carro, ônibus, bike? Tudo isso tem que se programado antes e no caso do aluguel do carro é uma boa reservar com antecedência se você quiser economizar.

Vai fazer um longo percurso de ônibus? Pesquise antes de onde saem os ônibus e para onde eles vão e trace uma rota. Assim você evita a perda de tempo e dinheiro durante a viagem.

PS: Não gosto de fechar completamente meu roteiro. Sempre sei as distâncias entre os pontos, mas não compro as passagens com antecedência para não restringir demais o percurso. Afinal de contas, posso gostar muito de um lugar e querer ficar mais ou então nem parar nesse lugar.

COM QUEM IR?

Sabe aquele amigo que é fresco? Ele só vai te servir como companhia se você também for fresco. E aquela pessoa que tem hora pra comer, dormir, sair, andar, parar…essa aí também só vai servir se você for assim. Em geral, busque por pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu. A convivência é muito difícil até mesmo entre amigos de infância e, se a duração da sua viagem for longa, com certeza algum problema vai surgir no caminho. Evite aborrecimentos.

POR QUE IR?

Qual o seu objetivo com a viagem? Se encher de cultura ou de cachaça? Ou os dois? Ficar à toa ou ter vários dias cheios de atividades?

O QUE FAZER?

Faça uma pesquisa detalhada sobre os lugares que você pode visitar, restaurantes, espetáculos, museus e principalmente sobre a distância entre eles. Às vezes montamos roteiros inviáveis e podemos planejar para um mesmo dia uma atração em um lado da cidade e outra no extremo oposto.

QUANTO LEVAR?

Essa pergunta depende bastante do seu padrão de viagem. Se a sua meta for comer em restaurantes chiquérrimos, esquece. O céu é o limite. Se você for um viajante normal, 100 dólares / euros são suficientes para se alimentar por dia.

Calcule também o valor da hospedagem e do transporte. Se você tiver de carro, pense também em reservar uma grana para combustível.

Mais importante de tudo. Não viaje jamais com dinheiro contado. Imprevistos sempre acontecem e dependendo de onde você tiver até mesmo achar um banco pode ser complicado.

E AGORA?

Agora vai lá. Responda essas perguntas, convide um amigo ou um amor e compre a sua passagem para o destino dos sonhos.

Você vai descobrir que apesar de trabalhoso, planejar uma viagem pode ser tão gostoso quanto viver a própria viagem.

Anúncios

2 opiniões sobre “7 perguntas que você deve se fazer para programar sua viagem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s