Dicas úteis para a sua viagem

Organizar a viagem na minha opinião é a parte mais delicada e trabalhosa de uma viagem. Também é a parte mais divertida. Existem pessoas que gostam de viajar sem roteiro. Pessoalmente não é meu forte. Sinto que a viagem fica meio solta e indecisa. Prefiro estruturar um roteiro não muito amarrado. Não gosto de viajar e ter horário pra acordar, dormir, tomar café…mas é bom saber quais lugares vou visitar e o que vou fazer no dia. Otimiza um tanto a viagem. Especialmente se você tiver que contar com as condições climáticas.

Se você for se aventurar em um mochilão, as dicas vão além de simplesmente ser organizado. Veja abaixo minhas dicas. Eventualmente posso lembrar de mais alguma e voltar aqui pra editar.

back

Prepare um roteiro. Tenha em mente os principais lugares que quer visitar e faça uma previsão de tempo que você vai gastar no deslocamento de um lugar pra outro. Isso vai otimizar sua viagem. Na maioria dos casos você consegue acesso aos horários dos ônibus. Se estiver indo para uma cidade mais afastada, prefira viajar de noite. Assim você não perde um dia inteiro viajando.

– Deixe seu roteiro flexível. Sair de casa com todos os albergues reservados pode tirar um pouco da emoção da sua viagem. Prefira ficar livre para encurtar a estada em um lugar que não gostou tanto ou prolongar o tempo nos lugares que gostar mais.

Compre uma boa mochila. Dê preferência para as mochilas maiores. Algumas delas vêm com uma mochila de ataque junto. Ela vai ser útil para você levar seus principais pertences no dia a dia.

Arrume bem sua mochila. Pelo menos metade das coisas que você julga serem necessárias jamais serão utilizadas. Tenha em mãos uma lanterna e roupas confortáveis. Se você gostar de acampamento, não esqueça do colchonete térmico. Caso contrário, não se preocupe com mais esse peso. Jamais deixe de levar sua própria toalha de banho. Muitos albergues não possuem toalhas e os que possuem costumam cobrar por elas. Você também não vai precisar de mais de um par de tênis, um casaco, duas calças e algumas camisetas. Se o lugar for muito frio, é conveniente ter uma malha térmica. Experimente o exercício e faça uma mala para uma viagem normal. Depois reduza a quantidade para 1/3. Essa é a quantidade adequada de roupa. Não se preocupe em reciclar roupa jamais. Com certeza outras pessoas farão o mesmo que você. Fora do Brasil é muito barato lavar roupas na lavanderia. Vale a pena.

– Compre um bom cadeado. Se você for para os EUA, o recomendado é um cadeado com TSA. Caso contrário, qualquer cadeado vale a pena. Você vai precisar para trancar sua mala e seu locker no albergue. Prefira cadeados com código a cadeados com chave. Na confusão você pode acabar perdendo as chaves e trancando seus pertences.

Cuidado com a comida. Alguns lugares não possuem a higiene adequada com os alimentos e você pode eventualmente passar mal. Nosso organismo não está acostumado com vários tipos de comida e pode reagir mal. Além disso, algumas coisas podem não ser recomendadas. Por exemplo: em alguns países da América do Sul o pimentão é a nossa pimenta. O gosto das comidas acaba ficando insuportável.

– Verifique as informações nutricionais da água. Em muitos países ela possui uma quantidade muito grande de sódio, que além de ser prejudicial pra saúde vai te deixar bastante inchado. Para dar uma ideia, o normal da água no Brasil é ter até 10mg de sódio. Cheguei a beber água com 500mg de sódio.

Evite viajar sozinho. Essa dica vale especialmente para os países mais pobres. Pode ser perigoso viajar sozinho mesmo sabendo que todo mochileiro conhece muita gente durante as viagens. Aqui cabe uma citação famosa: happiness is only real when shared.

Evite viajar em grupos muito grandes. Você pode sofrer com os conflitos de interesses e se aborrecer com os seus amigos. A convivência naturalmente vai forçar esse tipo de situação.

Leve com você sempre uma garrafa de água. A sede é inevitável quando você anda por muito tempo todos os dias. Leve também clorin. Ele vai ajudar a purificar a água caso você ache que a procedência é duvidosa.

Mantenha seus documentos e seu dinheiro sempre com você. Essa dica divide opiniões. Existem as pessoas que preferem não andar com o passaporte. Particularmente eu prefiro. Coloco meus documentos na doleira junto com o dinheiro e levo comigo 100% do tempo. Com certeza as chances de perder suas coisas diminuem muito.

Fique atento, mochilar não é um conto de fadas. Você pode sofrer furtos e roubos no albergue. Nunca passei por isso, mas acredito que tenha sido por conta da minha mania de manter minha mala sempre trancada e com todos os meus pertences dentro. Isso inibe um pouco as possibilidades.

Invista num diário de bordo. Seus amigos vão querer dicas e você não vai lembrar com detalhes de tudo. Um diário de bordo também afasta o tédio. É normal ficar pensativo, entediado ou até com insônia enquanto tiver se deslocando de uma cidade para outra.

Tire fotos. Elas são o que você vai guardar sobre a maioria dos lugares que você visitar. Ainda que você volte pra algum lugar, nada mais será igual.

Tenha um guia de viagens. Vai facilitar se você quiser saber dicas de restaurante, hospedagem ou até mesmo se precisar de um mapa. Existem guias específicos para mochileiros. Vale a pena comprar um desses.

Idioma. Basicamente você vai se virar. Falando ou não o idioma, vai ter uma forma de conseguir minimamente se alimentar e chegar nos lugares. O recomendado é saber falar pelo menos inglês.

Faça amigos. Troque experiências. Você vai perceber que seus novos amigos mochileiros são os melhores amigos do mundo, as melhores companhias para viajar.

Por fim, deixe seus preconceitos em casa. Não vai ter muito espaço pra eles na mochila.

Anúncios

Uma opinião sobre “Dicas úteis para a sua viagem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s