Saindo de Pernambuco, voltei pro Rio pra trocar de mala e fui passar o final das minhas férias desse ano em Gramado. Basicamente é uma cidade de influência europeia, com pessoas educadíssimas, trânsito civilizado, muito chocolate, muita comida e bastante frio.
Você pode chegar em Gramado pela Rota Romântica que é cheia de hortênsias azuis a maior parte do ano. Fiz um caminho um pouco diferente, um pouco mais curto e mais complicado. Vale a pena ir pela Rota Romântica. Você vai ver também que muitas das propriedades que estão próximas da Rota Romântica investem em agricultura de subsistência. Criam gado e plantam milho na sua maioria.
Gramado é um ótimo lugar para comprar calçados, roupas de frio e artigos em couro. Além disso, se você fizer a rota dos vinhos vai conseguir comprar no showroom da Tramontina vários artigos com muito desconto.
Hospedagem
Ficamos em um hotel bem simples e próximo do centro de Gramado chamado Sul Serra Hotel. Não tem muito luxo e o quarto é bastante claustrofóbico, mas é um bom custo x benefício.
Passeios
– O Reino do Chocolate Caracol
Logo depois de passar a entrada da cidade você vai passar pela fábrica de chocolates Caracol. É o chocolate mais tradicional de Gramado e além de visitar a fábrica, lá você vai encontrar a linha inteira de chocolates.
O preço da entrada é um pouco salgado, mas vale a pena.

– Lago Negro
Um parque bem legal para fazer caminhada, andar de pedalinho ou simplesmente admirar a paisagem. Lá você vai encontrar muitos patos pelo caminho. Não se assuste. Eles estão acostumados com as pessoas.
– Passeio de Maria fumaça

Esse passeio dura um dia inteiro. Nele você pode ter contato com a cultura italiana passando por várias cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Em Garibaldi paramos para degustar vinho e suco de uva e seguimos ao som da tarantela até Bento Gonçalves. Lá você vai encontrar uma degustação de queijos e o showroom da Tramontina, que é incrível. Várias peças por um preço ótimo. Não fui na degustação de queijos porque aproveitei o tempo para passar na loja da Tramontina.
Na parte da tarde você pode visitar alguma das mais de 60 vinícolas no Vale dos Vinhedos. No meu caso, visitei a Miolo. A visita foi bastante divertida e aprendi um pouco mais sobre o cultivo das uvas.
A Miolo cultiva as uvas no formato de espaldeira, que é mais barato e permite com que o sol chegue com mais facilidade nos frutos. (mais informações sobre o cultivo das uvas aqui).

Também aprendi que champagne ou prosecco são termos patenteados pela Itália e pela França. Apenas espumantes produzidos lá podem ser chamados assim.
Não sou expert no assunto, mas também aprendi um pouquinho mais sobre como avaliar um espumante. Basicamente o que devemos avaliar é a perlagem, aquelas bolhas que sobem. Elas precisam ser centralizadas, pequenas e contínuas. Quanto mais bolhinhas, melhor é o espumante.
Sobre a degustação, posso dizer que foi a melhor que já participei até hoje. Realmente senti que os enólogos entendiam sobre o assunto e faziam questão de passar o conhecimento.
No final da degustação você pode ir na loja e escolher seus vinhos com o auxílio do seu guia. Lá você tem a opção de despachar pelo correio. É a melhor opção para quem está viajando. Já passei pela emoção de levar garrafas dentro da mala e posso garantir que é sempre uma surpresa.

– Parque estadual do Caracol
http://www.parquedocaracol.com.br/
Você provavelmente vai ouvir falar sobre o parque do Caracol em Canela. A vista da cascata é incrível lá de cima do observatório ecológico. Se você for corajoso, pode descer a Escada da Perna Bamba (713 degraus) e ver a cascata de perto.
– Museu da Moda
http://www.museudamodadecanela.com.br/o-museu
Esse museu é incrível para os amantes e não amantes da moda. É um passeio de 4.000 anos pelo vestuário feminino.
Vale super a pena! Você ainda vai ver um setor do museu só com roupas da Lady Di que foram compradas em um leilão.


NOTA: Aproveite para comer muitas sequências de fondue e sopas.
Ótima opção de hospedagem para temporada em Gramado. Localizado na Av das Hortências próximo aos principais restaurantes. Apartamento novo, totalmente mobiliado e equipado para atender até 7 pessoas.
Estou viajando dia 07 de junho de 2015 para Gramados. Onde posso comprar roupa de frio antes de chegar em Gramados?
No caminho de Porto Alegre até gramado tem muitas lojas. Mas não sei recomendar uma específica.
Thais Tupper, eu vi num blog que em Nova Petrópolis é bem mais barato, e fica antes de Gramado.